PLANTÃO PEDAGÓGICO DO COLÉGIO ESTADUAL EDMO TEIXEIRA
PROJETO JUNTANDO OS CACOS
O Projeto Juntando os Cacos na Escola Estadual Edmo Teixeira foi
realizado de forma satisfatória com todos os alunos de 7º ao 9º ano. A
apresentação do livro Caco aos pais foi feita no Plantão Pedagógico no dia 30 de
abril, com o intuito de colocá-los a par dos temas tratados no livro, bem como
de sensibilizá-los para a importância de fazerem uma leitura do mesmo e o
utilizarem para abordar tais temas em família.
O Projeto teve início com a entrega dos livros para todos os alunos do
7º ao 9º ano. Após a entrega, foi realizada a sua caracterização e, em seguida,
os alunos se revezaram no Laboratório de Informática Educativa – LIE, para
responderem à Pesquisa Pré-projeto. Percebeu-se, logo do primeiro contato do
aluno com a obra, que a história contida nela aproximava-se bastante da
realidade de muitos alunos. Sem dúvida, o livro Caco, assim como o Tosco,
possui uma linguagem que fala diretamente com o adolescente, ajudando-o a
entender e a lidar com seus conflitos, suas dúvidas e seus medos.
Para dinamizar o trabalho com o livro, fizemos a separação dos alunos
por série e cada professor ficou responsável de coordenar as atividades com
aquelas turmas. Dessa forma a Professora de Ciências Ueslene Pontes trabalhou
os temas do livro com as turmas de 8º ano; a Professora Dinalva com 7º A e B e
a Professora Bruna com o 7º C e 9º A. Durante todo o período de realização do
Projeto, foram promovidos momentos de leitura e discussão/seminário sobre os
temas tratados no livro, dando ênfase à obesidade e ao risco do uso de
substâncias entorpecentes, ações coordenadas pela Profª Ueslene Pontes em
conjunto com os alunos “pibidianos” da U.E.G, que realizaram palestras. A Professora
Ueslene realizou, também, com as turmas do 8º ano, várias ações com o tema
sobre DSTs, haja vista que eram conteúdos previstos na Matriz de Referência
para essa série e um dos temas abordados no livro Caco. As atividades voltadas
ao uso da linguagem ficaram sob a coordenação da Professora Dinalva Marques, que
realizou momentos de leitura coletiva, simulados, produção de textos poéticos,
charges e teatro/dramatização com os alunos. A Professora Bruna, em suas aulas
de Arte, promoveu debates sobre os temas e coordenou a produção de cartazes
para serem expostos no mural da escola.
Vale ressaltar que cada etapa do Projeto foi conduzida e desenvolvida
dentro da Matriz Curricular, como teatro, paródias, histórias em quadrinhos, raps,
acrósticos, cartazes/folders no painel e muro da escola.
O Projeto foi considerado positivo pela equipe, pois tivemos a
participação dos educandos na leitura e nas atividades propostas, em proporção
maior do que costumeiramente. Finalizou-se o mesmo com a realização da pesquisa
pós projeto.
Postar um comentário
0 comentários
Obrigado pelo seu comentário. Não publicamos neste blog comentários com palavras de baixo calão, denúncias levianas e troca de ofensas entre leitores.