PROJETO JUNTANDO OS CACOS
O Projeto “Juntando os Cacos” foi
trabalhado na Escola Estadual Gercina Borges Teixeira, de forma
interdisciplinar. O mesmo visou trabalhar temas envolvidos com a realidade dos
adolescentes e abordados no livro Caco. Dentre eles destacamos: drogas lícitas e
ilícitas, gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis,
Bullying e vivência familiar.
Várias foram as estratégias
utilizadas para trabalhar os temas diagnosticados e abordados durante o
projeto. Com o projeto “Juntando os cacos”, foi possível trabalhar várias
dinâmicas disponibilizadas no material destinado ao professor. Todas as
dinâmicas foram trabalhadas, sendo que as mesmas foram divididas entre os
professores, suas respectivas disciplinas e inseridas nos planejamentos. Foram
feitos trabalhos em grupos e individuais, de pesquisa e práticas. Foi feita a
pesquisa pré-projeto virtual, disponibilizada pela editora; leitura de imagens
do livro, através da apresentação de slides, com a participação/socialização
dos alunos na leitura das imagens e de alguns trechos do livro Caco; discussão
sobre o livro Caco, com o objetivo de buscar relacionar esse personagem com a
vida cotidiana; criação de história com base na do Caco, onde os estudantes
pudessem expor o que entenderam sobre o livro e a realidade dos dias atuais, na
sequência houve a confecção do desenho do personagem do livro que o aluno mais
gostou.
O trabalho realizado nas salas de
aula, dentro de um contexto geral, pode ser considerado como positivo, pois foi
visto uma participação efetiva dos alunos, desde a leitura até a realização das
atividades propostas. Além disso, o envolvimento na nas atividades permitiu ao
professor observar a importância de projetos como esses no processo
ensino-aprendizagem.
Para finalizar o trabalho, foi
feita pesquisa pós-projeto virtual, disponibilizada pela editora Alvorada e
apresentação de teatro na quadra da escola.
Portanto, o Projeto “Juntando os
Cacos” foi uma ação importante, pois teve como intuito despertar nos alunos,
além do gosto pela leitura, o estudo de temáticas relacionadas com essa etapa
da vida. Sendo assim, os alunos mostraram-se interessados nos assuntos
abordados, realizando as atividades propostas de maneira coerente e
participativa.
Postar um comentário
0 comentários
Obrigado pelo seu comentário. Não publicamos neste blog comentários com palavras de baixo calão, denúncias levianas e troca de ofensas entre leitores.